Páginas

terça-feira, 28 de maio de 2013

Cólicas: você não é de Deus!!!

Olá, bonitas...

O friozinho está chegando, né? Que delícia!!!
Mas o ruim mesmo é ter cólicas nesse frio, que parecem que pioram. 
Estou passando por isso esses dias, e confesso que são bem fortes as que eu sinto, ainda bem que só me dão em dois dias, no 2º e 3º dia.
Cólica não é coisa de Deus... porque pelo amor, viu? Tá f*&¨%

Sem falar na chata da dona TPM, que judia demais de nós mulheres.
 A tensão pré-menstrual é caracterizada por sintomas psíquicos (irritabilidade, nervosismo, ansiedade, depressão) e por sintomas físicos (dor na mama, dor de cabeça, inchaço). Esses sintomas podem aparecer desde 15 dias até um dia antes do início da menstruação.
O interessante é que a dor de cabeça pode manifestar-se tanto na tensão pré-menstrual quanto na dismenorreia. Nas duas situações, a causa é a mesma. Os vasos que existem no cérebro têm tonicidade mais ou menos constante. Quando a mulher está para menstruar, a produção de estrogênio cai, os vasos dilatam e o aumento de seu diâmetro provoca dor de cabeça.


E assim ninguém aguenta ficar muito tempo perto de nós, ou choramos, ou gritamos... é uma coisa muito confusa.

 

Tem meninas que sentem dores nas pernas, nesse período. Outras, dores lombar (como eu), claro a maldita da cólica, que parece que estão dando nó no ventre!!!

Tem algumas coisinhas que são boas para essas cólicas malvadas.

Chás:  chá de capim santo, com efeitos antiespasmódicos (aliviam espasmos e as dores das contrações), e o chá de gengibre, antiinflamatório. “O uso terapêutico do capim santo é feito na forma de infusão: coloque algumas folhas em um recipiente, despeje água quente por cima e abafe por 5 a 10 minutos. Tome a bebida morna, três vezes ao dia. Já o gengibre deve ser fervido. Coloque duas colheres (sopa) de gengibre ralado em 1 litro de água fria e leve ao fogo. Quando ferver, deixe por mais 5 minutos e desligue. Deve ser tomado quente, três vezes ao dia.

Dica: não acrescente açúcar, para não comprometer as propriedades terapêuticas das plantas. Se quiser adoçar, prefira um pouco de mel.
E para dar uma relaxada nos nervos são os chás de hortelã e erva cidreira. Que tem propriedade calmantes, ajudam para nosso bem estar!


Anticoncepcionais : 
Pílulas (às vezes até indicadas para uso contínuo) e dispositivo intra-uterino que libera hormônio têm ação contra as dores em casos de fluxo intenso. O princípio é: ao reduzirem o fluxo, evitam o aparecimento das cólicas.

Atividade física
O exercício aeróbico, praticado de forma contínua (pelo menos três vezes por semana), libera beta-endorfinas, neurotransmissores lançados na corrente sanguínea que diminuem o quadro doloroso e promovem sensações de relaxamento e bem-estar. A dança do ventre é outra atividade recomendada. “Os movimentos melhoram a circulação na região da pelve e relaxam os músculos”,  Segundo especialistas, até mesmo exercícios de respiração auxiliam no combate às cólicas. “Inspirar e expirar profundamente também leva à produção endorfinas, reduzindo a tensão e aumentando o conforto”.


Bolsa de água quente 
Pode ajudar, desde que a mulher tenha sensibilidade ao calor. A água quente aumenta a circulação local, relaxa os músculos e reduz o incômodo das contrações uterinas.
A terapeuta holística Josi Matos ensina uma nova versão do tradicional método: “Em uma panela de ferro, coloque cinco colheres (sopa) de sal grosso e aqueça até que ele fique um pouco escuro. Embrulhe o sal com papel toalha e depois envolva em uma toalha fina, aplicando na região abdominal. O sal retém o calor e potencializa os efeitos da técnica”.



Até o próximo post,
beijinhos e se cuidem...



2 comentários:

  1. E vdd colicas nao é de Deus!!!
    Mulher sofre!!!


    Beijos
    Gleysa
    www.demamaeursa.com

    ResponderExcluir
  2. Também tenho, sofro com essas chatices.... mas sabe que, depois dos filhos, as minhas diminuíram.... mas ainda são chatíssimas!!!

    beijoooo
    www.aprendendoasermaehoje.com

    ResponderExcluir

Adoro comentários!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...